Organizando meu segundo semestre

by - agosto 10, 2016



2016 está sendo um ano difícil no quesito organização pra mim. Como alguns devem saber, eu me mudei pra uma cidade nova no início do ano e deixei todo o conforto da casa da mamãe. Agora eu moro com o meu noivo e nós estamos nos virando nos 30 para organizar a vida sozinhos. Tá que não é um calvário, mas a gente tem que se adaptar a novas situações, né? Enfim, o fato é que, apesar de estarmos todos vivos e bem, não consegui organizar a minha vida da maneira que eu queria. Só de um mês pra cá é que eu resolvi fazer algumas mudanças e ver se ficava mais fácil. Ficou, mas ainda tem muito o que "colocar no lugar".

Estávamos sem internet em casa desde que nos mudamos para o apartamento (janeiro), o que também contribuiu para a falta de organização. Eu gosto muito de pesquisar sobre o assunto na internet e diversos blogs e sites me ajudam a manter o foco. Agora que a bendita foi instalada, poderei me atualizar e inspirar devidamente.

Certo, agora vamos à listinha de coisas que eu quero deixar nos trinques neste segundo semestre:

Casa 

Geral: Apesar de já estar morando neste apartamento há 6 meses, nós não temos todos os móveis ainda, principalmente os da sala de estar e jantar. Na verdade a gente tem uma mesa de plástico, com duas cadeiras de plástico e uma tv de 21' de tubo que fica no chão. Tudo de segunda mão. A grana tá curta, então, claro, demos prioridade ao que era necessário. Compramos tudo pra cozinha e lavandeira, além de uma boa cama e colchão. Mas acreditem, a (quase) falta de móveis me dá uma sensação terrível de desorganização. Fica tudo tão vazio e feio, que eu sempre acho que tá bagunçado. Eu e meu noivo estamos fazendo um planejamento para comprar os móveis que faltam e substituir os velhos. Já escolhemos o 1º: o rack. Não caibo em mim de tanta felicidade. Não vejo a hora de ver a minha salinha com, pelo menos, um móvel. Pode ser que comprar móveis novos não tenha muito a ver com organização, mas neste meu caso tem tudo a ver. Do mesmo jeito que eu não consigo me sentir bem em um lugar entupido de coisas, não consigo ter uma vida organizada em uma casa vazia.

Comida: No início do ano eu resolvi fazer um cardápio semanal para facilitar a vida na cozinha. Falhei miseravelmente, mas percebi que isso ajuda demais o dia a dia. Às vezes olho pra geladeira e não sei o que fazer para jantar ou almoçar, daí saio caçando receitas na internet, o que me faz perder um bom tempo. Se tudo já estivesse organizado previamente, eu não precisaria procurar receitas em cima da hora, dificultando meu trabalho e, no fim, perceber que faltou algum ingrediente. Portanto, o cardápio semanal voltará em 2016.2.

Roupas: Continuarei com o esquema que vem dado certo na minha rotina. Lavo roupas 3 vezes na semana: segunda, quarta e sexta. Na segunda eu lavo as roupas claras e na quarta as escuras. Isso não é uma regra, se na segunda as roupas escuras estiverem em maior quantidade, então lavo as escuras. Nestes dias também costumo lavar as roupas pesadas, como jeans e jaquetas, as roupas "de mão" (as mais frágeis e mais novas não confio colocar na máquina, lavo na mão mesmo) e as íntimas. Na sexta eu lavo as roupas de cama, banho e os panos de limpeza (panos de prato e de chão). ~Tudo separadinho, tá gente~. Na verdade, a quantidade de vezes que eu lavo roupas na semana tem tudo a ver com o fato de eu só ter um varal de chão. Não dá pra lavar tudo de uma vez, pois não tem onde estender. Tô pra comprar um segundo varal, o que diminuirá os dias de lavagem.

Limpeza: Este tópico será dividido em Geral, Cozinha, Quarto e Banheiro.

  • Geral: Também continuarei com o esquema que já vem dando certo. Toda semana passo aspirador de pó e um pano úmido na casa, geralmente na segunda-feira. Terça, no máximo. Sei que fica difícil fazer isso quando se trabalha fora. Mas enquanto estou desempregada, essa rotina tem me satisfeito. Passo uma vassoura geral outras três vezes durante a semana, pois gata em casa e pelos em todo lugar.
  • Cozinha: Além da limpeza geral que comentei acima, uma vez por mês eu lavo a cozinha. Sim, lavar mesmo, jogar água com sabão e esfregar. Não sei se todo mundo tem esse costume, mas a minha mãe é a louca da cozinha lavada e eu aprendi com ela. Realmente a cozinha é um lugar que fica bem gorduroso e sujinho, uma passadinha de pano não resolve. A parte de cima do fogão eu limpo toda semana e o forno ainda não estabeleci um tempo. Quero criar o hábito de limpar a geladeira todo mês, assim como a parte interna do microondas (que não suja muito, pois a gente usa aquele protetor de prato).
  • Quarto: Costumo trocar a roupa de cama toda semana. O quarto não é um lugar que a gente suja muito, e a bagunça eu costumo arrumar sempre que incomoda, que geralmente são coisas espalhadas em cima do criado mudo. A limpeza geral já deixa ele bem bonitinho. 
  • Banheiro: Lavo o banheiro toda semana e troco a toalhinha de enxugar as mãos e o tapete. Continuarei fazendo assim.

Pessoal

Virtual: Aqui é que a coisa complica. Haha =) A vida virtual da gente sempre parece mais bagunçada que a vida real. Pelo menos a minha parece. A procrastinação é pior nas internê do que no dia a dia. É que em casa eu vejo as coisas o tempo todo, e como eu não funciono com sujeira e com bagunça, vou lá e faço. Já o notebook, eu abro e clico logo no Chrome. Pronto, já perdi o dia todo navegando e não me organizei. Mas agora vai dar tudo certo (oremos). A primeira coisa será organizar os meus documentos. Já iniciei o processo fazendo o backup de vários arquivos e uma geral no Dropbox. Agora organizarei todas as pastas, excluindo o que não me serve mais e guardando num HD externo o que eu quero mas não uso com frequência. Meus e-mails até que não andam muito desorganizados, mas ainda preciso fazer uns ajustes e redirecionar algumas coisas para as pastas correspondentes. Gosto de deixar a caixa de entrada livre para e-mails importantes e que merecem a minha atenção no exato momento em que chegam. 

Uso muito o Pocket e sei que está um verdadeiro buraco negro aquilo lá. Preciso excluir muita coisa e reorganizar todas as tags. Pra quem não conhece, o Pocket é um aplicativo que "guarda" páginas da internet por categorias ou tags criadas pelo próprio usuário. A mesma confusão está nos meus favoritos. Quero deixar os favoritos somente com as páginas que uso frequentemente, não tem pra que tanta coisa favoritada se eu nem sequer lembro depois. A partir de agora eles ocuparão somente a parte que fica abaixo da barra de endereço do Chrome. Não quero mais setinhas para baixo indicando outros milhões. Se for interessante e me servir eventualmente, vai para o Pocket. Se não, será excluído. 

Baixei o Wunderlis por recomendação do meu noivo e estou gostando muito. Por incrível que pareça me adaptei bem rápido e estou usando sempre. Eu tenho um problema muito grande com aplicativos de listas e organização. Já tentei o Evernote, o Todoist e outros, mas nenhum prendeu a minha atenção. Eu sempre esquecia que eles existiam. O Wunderlist me conquistou porque ele é muito, muito simples. Alguns podem dizer que ele é parecido com o Todoist, mas eu não achei. Pode ser, visualmente falando, mas na prática eu acho o Wunderlist melhor. Lembrando que eu gosto de coisas muito simples (pois burra, muito burra), pois minha vida é muito simples. Eu não preciso de um app com muitas ferramentas, já que não tenho uma vida com muitos compromissos, eventos. 

Acho legal apontar isso, pois muita gente insiste (eu, por exemplo) em se adaptar a aplicativos por causa do hype, esquecendo que não é a pessoa que tem que servir ao app, o app é que deve servir a pessoa. Se a sua vida não se adapta a um aplicativo que dá até um duplo twist carpado, não instale.

Outra situação que eu preciso resolver logo é a quantidade de coisas que eu tenho pra ler/ver/ouvir na internet. Newsletter, blogs, sites, revistas, vídeos, podcast, tudo isso acumula de uma forma que eu não consigo controlar. A solução que encontrei para aliviar a demanda e, quem sabe, colocar tudo em dia, é estabelecer um horário por dia para me dedicar somente a essas tarefas. Ainda preciso organizar a logística de tudo isso, mas se der certo eu conto pra vocês em outro post.

Física: Não, gente, este tópico não tem a ver com corpo ou alimentação, apesar de eu querer me organizar para fazer caminhadas algumas vezes por semana e preparar comidas mais saudáveis. Este tópico é sobre tudo o que não é virtual =) Não sei, não sei como descrever de outra forma. Me perdoa aí.

Por exemplo, no início do ano eu comprei um caderninho e o transformei no famoso 'caderno de organização'. Comecei bem: organizei tags, escrevia as coisas direitinho, parecia que dessa vez ia dar certo. Nem preciso dizer que falhei, né? O incrível é que eu tenho muita vontade de escrever, de organizar, de atualizar o caderno, mas a preguiça não deixa. Se eu precisar anotar algum compromisso, ideia, tarefa e o caderno estiver longe, tento convencer a mim mesma de que jamais esquecerei tal informação, só por preguiça de ir lá anotar o babado. E aí, o que acontece? É óbvio que eu esqueço. Eu até que sou boa com datas, geralmente eu lembro dos compromissos. Mas as ideias e tarefas eu esqueço completamente, o que faz com que eu me odeie pra sempre por não ter anotado. Gente, me interna. Eu quero muito levar o caderno a sério porque ele é muito útil. O Wunderlist, aplicativo que já mencionei, me ajuda bastante, mas tem coisas que eu realmente sinto que é melhor escrever, até pra desenvolver melhor a ideia. E eu gosto de escrever à mão, eu amo papel e caneta e lápis e morreria dentro de uma papelaria feliz da vida. Oremos para que eu consiga dar um ippon (tô toda olímpica) na preguiça.

Também é importante destacar neste tópico a minha organização quanto aos estudos. Como estou desempregada e terminei a faculdade no final do ano passado, considero de extrema importância procurar alguma "ocupação" para a mente. É claro que eu tenho as minhas obrigações com a casa e a busca incansável por emprego. Mas enquanto não aparece trabalho e a minha casa não é tão difícil assim de cuidar, quero me dedicar a aprender coisas. A grana tá curta, o que me impede de fazer cursos pagos no momento. Por isso quero me organizar para estudar em casa mesmo, na internet. Eu sei que isso requer muita disciplina, mas preciso parar de achar que preguiça é uma justificativa plausível. Procrastinação só é engraçadinha no Twitter.


Bom, por enquanto eu acho que é isso. Estou bem confiante de que este segundo semestre será bem melhor que o primeiro no quesito organização. Acho que uma das coisas que "me atrapalhou" no começo do ano foi a fase de adaptação e o conflito interno que eu estava vivendo por não conseguir enxergar a nova cidade como lar. Isso me desestruturou um pouco, me deixou bem triste durante um bom tempo. E é muito difícil você tomar as rédeas da sua vida quando está meio deprê, né? Mas agora já tá tudo bem e eu sei que vai dar tudo certo.

E vocês, como vão organizar o segundo semestre?

P.S.: Acho que mais pra frente farei um post sobre como ficou a organização do Pocket e as listas do Wunderlist. Que tal?

P.S2.: Gostaria muito de organizar um calendário de postagem aqui pro blog (porque tô de amorzinho com ele de novo), mas ainda não me sinto segura. Quem sabe mais pra frente <3

Imagem: Daqui

You May Also Like

4 comentários

  1. Ok. Agora parei com calma pra responder esse post MARAVILHOSO. Tava sentindo saudades de posts aqui, Mari, e espero que venha sempre inspiração pra tu continuar escrevendo. Bom, eu sinto que meu primeiro semestre foi meio bagunçado e sem rumo, sabe? Pois quero que meu segundo semestre seja melhor. Fiz um horário pros estudos e organizei tudo. Só que eu não contava com uma puta desanimação em Agosto, então não consegui fazer quase nada do que queria (incluindo voltar a me exercitar e estudar do jeito correto). Resultado: 3 semanas perdidas. Mas tenho fé que essa semana vai ser melhor. Que vai ser produtiva no trabalho e que vai ser boa na vida também. Eu também queria adotar um calendário semanal sabe? Tanto de alimentação, quando no blog. Até tentei fazer um pro blog mas não consegui fazer a ideia vingar. Ainda assim, acho uma ideia boa e relevante, que ajudaria muito pra quando a gente tivesse sem inspiração. E eu sou dessas que - assim como tu - perde o dia no computador se deixar. Péssimo. E fazendo nada em 95% das vezes. Eu organizo o dropbox e o google drive duas vezes por ano, antes que o trabalho comece, sabe? Mas duas coisas que preciso organizar são as minhas caixas de email e os meus links. Quando eu abro o facebook, por exemplo, se eu vejo algo legal dificilmente leio na hora: salvo tudo. Resultado é que tenho uns 200 links salvos lá e nunca lembro de olha-los. Baixei o pocket pra ver se funciona comigo. #OREMOS

    E é isso, flor. Espero que teu domingo e tua semana sejam ótimos. Aproveita bastante e se organiza. Beijo! <3

    ResponderExcluir
  2. Que saudade que eu estava daquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Nossa... eu imaginoooo a tua agonia pra ver isso tudo devidamente organizado. Também sou do tipo que pouca coisa me agonia e muita coisa também me agonia. hahahah Mas não tenho essa organização barra feeling que você tem pra dona de casa não. Pirei quando você falou em montar cardápio semanal. Fiquei tipo "isso existe?" kkkkkkkkkkkkkk...

    Vai dar tudo certo. Você vai ver, ainda mais agora com a internet instalada. E mostra tudo pra gente depois. Um beijooo
    http://www.mayaquaresma.com.br

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus! Parece que fui eu quem escrevi esse texto de tão parecidas que somos. Ai, moça, vou favoritar mais esse post no buraco negro que é o meu Favoritos, hahaha, porque esse vale a pena. Melhor, acho que vou imprimir e colar na testa para me inspirar. Post maravilhoso demais. Te abraçando virtualmente. <3

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Parece que fui eu quem escrevi esse texto de tão parecidas que somos. Ai, moça, vou favoritar mais esse post no buraco negro que é o meu Favoritos, hahaha, porque esse vale a pena. Melhor, acho que vou imprimir e colar na testa para me inspirar. Post maravilhoso demais. Te abraçando virtualmente. <3

    ResponderExcluir