2016 e as metas

by - dezembro 26, 2015

Créditos: Pinterest

Eu já falei aqui no blog que não gostaria mais de traçar metas para o ano novo e dei as devidas explicações neste post. Mas, e graças a Deus por isso, eu sou um ser humano que está em constante mudança, construções e desconstruções, e traçar caminhos diferentes faz parte. Eu não vou morrer com aquela velha opinião formada sobre tudo e sou muito feliz por isso.

Um dos motivos que me fez querer parar de traçar metas para cada ano novo é que eu quase nunca conseguia realizar um item sequer da lista. Tudo isso, claro, devido a minha incansável procrastinação, totalmente inexistente no mundo dos capricornianos. Devo ter nascido com defeito. A ansiedade e o desejo de que tudo saia o melhor possível ainda está aqui, mas a vontade de ir lá fazer é cruel. O negócio é que até 2015 eu vivi com a minha família, no aconchego de saber que não era responsável nem pela minha comida. Só que em 2016 o jogo vai dar aquela virada. Terei uma casa, uma vida (bem) longe do que eu costumava chamar de casa, um namorido e um monte de responsabilidades até agora desconhecidas. Não é nem questão de querer fazer metas. É preciso fazer metas. E aí vocês podem substituir metas por planejamento. Independente do nome, eu realmente preciso me organizar nessa vida e dar o melhor de mim para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Portanto, listarei a seguir as metas para 2016. Só que serão inspiradas nas dicas que a Bia Jiacomine dá em seu vídeo maravilhoso sobre o assunto. Pra resumir, consiste em separar essas resoluções de ano novo em quatro categorias:

Deveres - Aquilo que a gente precisa MESMO fazer. São as nossas obrigações.
Metas (de fato) - Aquilo que a gente torce e trabalha para que aconteça.
Desejos - Coisas que a gente gostaria de ter. Não são prioridades, mas também não são sonhos.
Sonhos - São aqueles hard, sabe? Que você gostaria muito que acontecesse, mas que tudo bem se não acontecer. 

Deixem de preguiça e assistam ao vídeo da Bia <3

Vamos lá:

Deveres:
- Arrumar um emprego
- Perder o medo de dirigir
- Sempre guardar uma parte do dinheiro que eu receber
- Ser um pessoa organizada
- Visitar a minha família (já que eu vou morar longe)

Metas:  
- Arrumar (móveis/decoração/organização) minha casa nova
- Não abandonar o blog por longos períodos 
- Gravar vídeos pro canal com uma frequência ok
- Ler 20 livros

Desejos:
- Celular novo
- Tripé
- Microfone de lapela 

Sonhos:
- Viajar com meu namorado pra qualquer lugar (uma pousadinha na cidade ao lado já tá valendo)
- Ver o meu canal chegar a 150 inscritos e a página do blog a 500 curtidas (sei que parece pouco e que isso está mais para uma meta do que para um sonho, mas nem todo mundo pode se dedicar tanto a estes espaços tendo um milhão de outras obrigações. Infelizmente.)

Tirando o fato de que quero guardar um pouco de dinheiro, não coloquei nenhuma grande meta financeira, pois, como vocês já sabem, o ano de 2016 será bem conturbado pra mim. Fazer resoluções que envolvam grandes quantias de dinheiro está totalmente fora de cogitação. Eu sonho em conhecer São Francisco na Califórnia, mas como uma imigrante desempregada vai conseguir isso em 365 dias? Não dá, né?

Como vocês puderam perceber a minha lista é bem realista e nada está fora da "caixinha". Nada é tão impossível de ser realizado e eu estou adorando isso. Acredito que muita coisa deixou de acontecer na minha vida porque tudo o que eu traçava era muito impalpável e, lógico, eu não lutei o bastante para que acontecesse. Não estou dizendo que a gente só deve sonhar com os pés no chão, não ouso. Mas acredito que as coisas acontecem na vida da gente devido ao caminho que traçamos, nada vem do nada.

E você, já fez a sua listinha de metas para o ano novo? Conta pra mim. 

You May Also Like

11 comentários

  1. Bacana esse jeito mais " direto e reto" de fazer as metas, gostei muito!
    Arrumar um emprego e perder o medo de dirigir também estão nos meus deveres )': me identifiquei!
    Adorei teu blog flor, farei umas visitinhas aqui mais vezes <3

    Que nosso 2016 seja incrível!

    Beijocass,

    garimpomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Que 2016 seja incrível pra todos nós <3

      Excluir
  2. Amei seu jeito de fazer suas metas! Espero que alcance todas. E amei o seu blog linda <3
    Eu também fiz minhas metas lá no meu blog, espero em 2016 podermos alcançar nossas metas! Beijos!

    http://bykahsouza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mariany, desejo um excelente 2016 pra ti e pro Zeller.
    Estou torcendo aqui pra que dê tudo certo nessa sua nova jornada ao lado do namorido. E vai dar.
    Ainda não tracei as minhas metas, mas, assim como você, não vou colocar coisas improváveis. Somente colocarei aquelas que sei que, com muito ou pouco esforço, posso alcançar em um ano.
    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada, Erica! Acho que é bem por aí, traçar metas alcançáveis, dentro das possibilidades de cada um, para que possamos ter anos mais felizes e menos frustrados. E, claro, sempre dar espaço para as surpresas e os acasos ;)

      Excluir
  4. Bem, não sou de traçar metas para novos anos por conta do que você citou no começo, mas é o planejamento que me frustra, mesmo eu tentando o meu máximo para conseguir o que quero, nem sempre as coisas vão pelo caminho que planejamos, e essa é a graça da vida, muitas vezes. Porém, tenho 'coisas' necessárias para fazer em 2016, como iniciar e terminar meu TCC, viajar ao Rio de Janeiro (para um congresso), economizar dinheiro (por causa da viagem e formatura). Mas tenho alguns desejos também, como ser mais segura sobre eu mesma, reclamar menos, viver momentos bons ao lado da família, amigos, namorado, são mais coisas subjetivas que nem planejar dá, é preciso agir para que aconteçam.
    Que 2016 seja o ano de suas realizações e que essa nova etapa da sua vida seja maravilhosa, mesmo com tantos percalços pelo caminho. O amor que você e seu noivo nutrem um pelo outro com certeza é mais importante do que todas as dificuldades, eu acredito nisso <3 Mas claro, é preciso ser realista em todo o caso, que é o que você está sendo em suas metas.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jeni, o melhor mesmo é ter 'coragem' pra seguir com o planejamento, ou a frustração vem em dobro: tanto por não ter realizado, como por não ter feito nada para, pelo menos, tentar realizar.

      Excluir
  5. A minha lista de sonhos e desejos são maiores que as outras, mas não vou (e nem posso) deixar isso me afastar da minha realidade. Adoro fazer planos pro ano novo, acredito que isso nos orienta melhor. E esse jeito da Bia deixou tudo mais organizado. Obgd pela dica, de coração! #happynewyear

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa essa dica. Deixa a gente planejar tudo com os pés no chão. Mas sonhar alto é bom também, né? É preciso ^^

      Excluir
  6. Muito válida a explicação que você deu entre a diferença de cada coisa. Ás vezes a gente acaba achando que é tudo a mesma coisa e faz uma mistureba danada e perde o foco.Esse é o ano da virada, né Mari? Mas vai ser interessante você dividir aqui no blog as suas experiências e no final do ano fazer um balanço de tudo, relembrar e tal. Olha, teu layout tá muito do lindo hein menina! tô apaixonada! Sou fã de layout clean! ótimo trabalho, parabéns :D bj!Blog B de Bia

    ResponderExcluir