29 abril 2015

Sonora #2


A Sonora dessa semana está toda nordestina. A ideia original da playlist era listar somente canções de músicos pernambucanos. Mas aí eu pensei, pensei, ouvi uma música atrás da outra, uma playlist atrás da outra e, poxa, vamos de Nordestão mesmo porque daqui sai coisa boa demais. Exportamos vários dos maiores cantores e intérpretes - e a maior de todas, Maria Bethânia - do Brasil. Gente, dá uma felicidade imensa no coração quando eu me dou conta de que nasci no mesmo chão que esses artistas maravilhosos. O Nordeste já é tão humilhado e massacrado pelo preconceito, nada melhor do que deixar bem claro a que viemos. É uma honra ter nascido aqui.

Acho que as primeiras músicas da playlist realmente são de artistas pernambucanos e muitos do que me acompanham aqui no blog não devem nem ter ouvido falar nesses músicos. Mas eu peço que você se dispa dos preconceitos e escute com carinho e admiração o trabalho desses artistas incríveis. Ah, Mari, mas eu não gosto de forró. Sim, algumas músicas da lista são forrós pé de serra (é inevitável, já que eu estou falando de Nordeste), mas acreditem, eu também não gosto de forró. O negócio é que eu gosto de música boa, e quando bons músicos se unem a ótimas composições, eu esqueço até o gênero musical. Na verdade, como já falei no post anterior dessa série, eu gosto de muita coisa e as minhas playlists são verdadeiras saladas.

Claro que eu não contemplei todos os artistas nordestinos, porque eles são infinitos. Também deixei de fora os mais novos talentos, pois estou pensando em outra playlist para eles. Coloquei os "grandalhões" e aqueles que tocam músicas que eu gosto muito. Se você estiver com muita preguiça dessa playlist, indico, pelo menos, Maria Bethânia arrasando mais ainda a música de Roberto Carlos e Santanna com seu Mensageiro Beija-Flor.

Bom, o convite está feito, aperte o play e delicie-se!

(E sem mimimi de "Ai, Pitty junto de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Sim, claro. Ou os três não são músicos  nordestinos?) 



Acrescentarei mais duas músicas que não consegui achar nos arquivos do RDIO, mas que não poderiam nunca estar de fora dessa lista.

Salve Lenine!

Primeiro, a música que eu considero o hino de Pernambuco, "Leão do Norte". Alguns de vocês podem não entender certas referências que ele faz na canção, por serem bem específicas do estado. Mas se se ligarem em João Cabral e Ariano Suassuna, com certeza já garantirão algumas questões de ENEM. #ficadica



E a segunda, que é a minha música preferida no mundo, "O último pôr-do-sol". Ainda não ouvi canção que me tocasse tanto quanto essa. Tem certas músicas que conversam com a gente, né? Pois bem, essa já bate papo comigo há anos e nós ainda temos tanto o que dizer...


P.S: Eu falei no último post da Sonora que essa série musical seria semanal, mas quando eu me vejo na obrigação de fazer alguma coisa pro blog, acabo me cobrando demais e vacilando feio. Para elaborar uma playlist eu demoro cerca de duas horas, ou seja, tempo. Como eu não vivo de blog, nem sempre eu terei isso como foco, o que me causará frustração quando chegar a quarta-feira e eu não tiver feito a lista das músicas da semana. Vamos deixar tudo espontâneo que é melhor. Não tenho nenhuma pretensão de deixar o blog sem música - a Sonora veio pra ficar -, mas esta série não terá mais um dia determinado para sair. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mariany Gomes © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.