Afinal, o que é um blog pessoal?

by - novembro 12, 2014

Imagem: Google

Quando eu falo que tenho um blog as pessoas logo perguntam: "É um blog de moda? Tu faz look do dia?". A resposta é sempre "não", e a cara das pessoas é sempre a mesma: blasé. Do tipo que se pergunta: "Então pra que porra essa menina tem um blog?". Bom, eu já cansei de dizer aqui e aqui que eu sou da era em que blogs serviam somente pra fazer a gente feliz, não pra ganhar fãs. Apesar de achar que blogueiro é sim profissão - por que não? -, não entendo essa adoração aos seus respectivos autores. 

Mas, voltando ao fato de que meu blog não tem looks do dia e, por isso, é uma completa merda, quero deixar claro que blogs são espaços virtuais administrados por alguém (ou alguénS =D) que posta o que bem entende. Vejam só, eu não estou dizendo que odeio blogs de moda e looks do dia, não. Que fique bem claro, já que muitos sofrem com um déficit terrível de interpretação de texto. Eu gosto bastante de blogs de moda, sigo várias blogueiras, acompanho inúmeros looks do dia. Você não encontra isso aqui no meu blog simplesmente porque eu não tenho muita afinidade com este tipo de conteúdo. Assim como não tenho afinidade com humor, sexo, decoração, relacionamento, maquiagem, literatura, e outros tantos assuntos que compõem o amontoado de interesses de alguns nichos por aí. 

Eu só sei falar bem de mim mesma - e às vezes nem isso -, das coisas que eu gosto, que me fazem bem, que me fazem mal. E é para isso que eu uso este espaço: para compartilhar o cotidiano de uma pobre menina que só está tentando se descobrir. E nesse cotidiano tem de tudo, de moda à literatura; de humor a sexo; de maquiagem à relacionamento. Portanto, o fato de eu não estar inserida em nenhum nicho específico, não quer dizer que eu não possa passear por todos eles. Só que eu faço isso do meu jeito.

Quando me perguntam sobre o que se trata meu blog, todos ficam confusos quando eu respondo que é pessoal. Pessoal quer dizer que eu escrevo textos de 10 parágrafos que ninguém vai ler. Pessoal porque eu tô pouco me lixando se vão ler ou não, a vontade de escrever bate e dane-se, eu escrevo. Pessoal porque eu falo muito sobre mim e nada sobre o novo álbum da Taylor Swift, por exemplo. Pessoal porque eu não tenho uma casa bonita, móveis bonitos e um armário abarrotado de roupas novas e caras, só o que me resta são as palavras e uma vontade imensa de contar sobre como estou me sentindo. Mas, principalmente, meu blog é pessoal porque quando eu quiser postar look do dia numa parede sem reboco, receita de bolo duro e um vídeo ensinando toda a coreografia de Single Ladies, farei sem o menor problema. Porque o blog é meu e eu faço dele o que eu quiser. Se algum dia, por erro do destino - só pode - rolar um publieditorial, analisarei o produto e, caso tenha a ver comigo e com o blog, também farei sem problema. Enfim, ter um blog pessoal é ter a liberdade de escolher o conteúdo que te der na telha.

Eu até entendo essa estranheza para com os blogs pessoais, já que hoje em dia esses espaços viraram grandes empresas e não somente um lugar pra blábláblá (seja lá o que você entende por blábláblá). Mas poxa, todos esses blogs que "dão certo", começaram de um jeito tímido e extremamente pessoal. Ninguém ganha 1 milhão de seguidores da noite pro dia. E os espaços mais legais começaram sem a mínima pretensão de ficarem milionários, era um lugar pra se divertir. Quando a coisa começou a engrenar, seus autores se dedicaram cada vez mais e, assim, tornaram-se grandes produtores de conteúdo. 

Então, brava gente brasileira, blog pessoal é um espaço em que a gente se permite falar sobre tudo ao mesmo tempo, sem necessariamente ter um assunto "mor". Ter um blog pessoal não te torna especialista em nada, o que te permite brincar com diversos conteúdos, sempre te deixando livre para o que tu tem mais afinidade naquele momento. E o mais importante: ter um blog pessoal não te faz inferior ao blogueiro que tem milhares de seguidores. Porque o que importa mesmo é o quanto você gosta de se dedicar aquele espaço. E tudo o que a gente faz com carinho e dedicação dá certo. 

Palavra de blogueiro:

"Vejo muita gente achando que ser blogueiro é ser o Cid ou a Thássia Naves e um curso desses só reforça o estereótipo. Não te ensina paixão, não te faz pensar no seu universo e nas coisas que você falaria e te ensina de forma rasa fundamentos pra "bombar" o blog". -Daniel Bovolento em discussão no grupo Rotaroots sobre faculdade para blogueiro.

"Eu vejo um monte de gente criando blog hoje pq acha que vai acontecer da noite pro dia, que vai ficar famoso, que vai largar o trabalho e viver dele. Dai você entra nesses blogs e vê que é um eterno mais do mesmo de blogs famosos, com as mesmas pautas, estilo de layout, jeito de escrever e até mesma pose pra fotos. Blog só dá certo qnd é feito com carinho e dedicação. Tem gente que faz isso por feeling, outros fazem pela análise de mercado. Mas faz acontecer e faz bem feito. E se o blog acontece, é pq é fruto desse trabalho bem feitinho e redondo." Vitória Siqueira também em discussão no grupo Rotaroots.

P.S.: Post muito legal da Nina sobre faculdade de blogueira.


You May Also Like

4 comentários

  1. Muito esse post, eu também posto coisas que eu gosto sem esperar agradar ninguém, se gostar é consequência.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Voce falpu tudo o que estava engasgado aqui sabia?
    La pelas bandas de 2008 criei meu humilde blog onde minha paixão pela escrita só aumenta!!
    E os blogs de hoje (maioria deles)? Bom, são tão clichês que não acompanho mesmo sabe?
    É ostentaçao demais, é falsidade demais!!
    Gosto muito do teu cantinho e que bom que não perdeu a essência.

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Realmente, quando criei o meu tive a intenção de criar um espaço onde eu pudesse passar o que sei, o que aprendo, do meu jeito. Acho que isso é o essencial, o sentimento verdadeiro da pessoa que está escrevendo, e não ser só mais um com as mesmas coisas. Beijos.

    www.darksky.com.br

    ResponderExcluir