15 março 2014

De: Mari - Para: Mari

Imagem: We Heart It 

"Uma Carta para meu eu de 10 anos atrás. A ideia é que você "de hoje" escreva uma carta para você mesmo de 10 anos atrás. Não importa se você tem 18 ou 28." Blogagem coletiva Rotaroots. Ideia original Hypeness

Eu realmente não sei por onde começar esta carta, se contando que alguns de seus planos não deram nada certo, ou se outros deram tão certo, que beiram o inacreditável. É, Mari, dez anos não são dez dias e a vida que você tanto idealizava aos 14, transformou-se em lembranças aos 24. Prepare-se: esta carta está recheada de spoilers. Mas estou viva, não estou? Então você já pode ter certeza que sobreviverá a tudo. 

Bom, vou começar pelas más notícias, que é pra segunda parte da carta ficar muito mais divertida e você perceber que a vida é feita de momentos e que tudo passa, mesmo que demore. Antes de qualquer coisa, relaxa teu bigode aí e para de dar ouvidos às tuas amigas malucas. Seu primeiro beijo vai acontecer quando tiver que acontecer, ora bolas, e ele está mais perto do que nunca. Ano que vem você vai fechar os olhinhos enquanto sua boca passeia pela boca de um cara. E quer saber? Será péssimo! Você vai viajar na batata com aquele beijo e achar que está diante do homem dos seus sonhos. Puff! Podre! Vai quebrar a cara, mocinha. O rapaz não vai dar a mínima pra você depois disso. Mas calma, não precisa chorar! Este episódio te fará uma nova mulher, quer dizer, te fará mulher, já que você é ainda tão menina. Você vai aprender que as coisas não funcionam como as pessoas pintam, vai ter suas próprias experiências e, antes tarde do que nunca, vai parar de se importar se suas amigas são mais populares, se pegam mais caras, se vivem nas baladas. Você odeia forró e tudo bem, não gosta de aparecer e tudo bem, não se esfrega com os meninos no banheiro da escola e tudo bem. Suas amigas acham que você é santinha, boazinha, certinha, mas eu te digo (e acredita em mim, já que eu sou você), de boba você não tem é nada.

Sinto dizer que a partir do próximo ano você não será mais a melhor aluna da classe, ou uma das melhores. Estudará em uma nova escola e estará mais preocupada em passar de ano do que absorver o conteúdo exposto nas aulas. Peço mil desculpas por isso, acabei com sua vida acadêmica e não me sinto nada orgulhosa. Você sempre foi tão esforçada, gostava de estudar e sentia até uma felicidade malvada por ser uma das melhores quando o assunto era escola. O bom é que seguirá gostando muito de ler e escrever, não se preocupe. Só que seus poemas serão todos jogados fora, porque você, sensata como ninguém, perceberá que não manja nada de poesia. E sabe o mais legal? Não sentirá nenhum remorso em jogar aquele caderno no lixo. Dará graças a deus que ninguém leu mais de três ou quatro rabiscos. Continuará com as crônicas e contos.

Aquela ideia de ser mãe solteira, rica e independente aos 24 ficou só na ideia mesmo. Você está com 24 anos agora e ainda não é mãe, não é rica, não é independente e namora o cara mais fantástico do mundo. Ainda não é mãe, porque não. Ainda não é rica, porque não. Ainda não é independente, porque não. Mas sabe, não precisa me culpar, não é como se eu tivesse feito tudo errado e acabado com seus planos. Só que com o passar do tempo, você vai perceber que a vida é feita de escolhas e que nem sempre a gente escolhe o que quer, mas o que é melhor. E sim, eu errei muito nas minhas escolhas, mas você também vai errar muito nas suas e isso não quer dizer que somos piores que as outras pessoas, apenas diferentes.

Sua falta de vontade de casar permanecerá, tá? Só que somente do lado religioso. Você continuará não querendo cerimônia e vestido branco, mas vai morrer pra juntar os trapinhos com o amor da sua vida. Sim! Você terá um amor da sua vida. Um só seu, só seu *-* Ah, você o encontrará em suas andanças pela internet e ele residirá há mais de dois mil quilômetros de ti, pasme. Nossos pais que tanto te tratam como boneca de porcelana deixará você viajar sozinha para encontrar com esse cara bacana, pasme 2. E esse namoro durará 3 anos e contando, pasme 3. Essa é uma das coisas mais legais que acontecerá na sua vida e acredite, isso te deixará tão feliz, mas tão feliz, que as suas escolhas antigas parecerão não ter sentido.

Sabe o cara do primeiro beijo? Então, ele se tornará um otário! Daqueles que acha que o mundo gira em torno do umbigo, sabe? O legal é que você se tornará uma loira fatal e ele um gordo sem graça, se encontrarão um dia e a reação do indivíduo será: “Nossa, como você tá... diferente.”. Ele é bom demais pra dizer que você está mais bonita. E aí aquela musiquinha chata da Kelly Key vai fixar na sua memória o dia todo. Hahahahahaha!

Olha, Mari, a nossa vida não vai ser fácil, mas não pense que você passará por algo parecido com a segunda guerra mundial. Tudo pode parecer confuso agora, mas só porque aos 14 nós não sabemos se podemos ser adultos ou se corremos pros braços da mamãe. Você ainda tem muito que aprender. Eu, você 10 anos mais velha, ainda tenho muito que aprender. A vida é um aprendizado constante, ninguém sabe de tudo, deixe as suas rebeldias sem causa de lado. Nossos pais não são os piores do mundo, eles só querem te proteger, por mais que você ache que não precisa de proteção. As coisas vão mudar à medida que você for amadurecendo. Não pense que crescer é fácil, porque não é. Mas não tenha medo, vou estar sempre aqui pra te ajudar ;)

3 comentários:

  1. Mari, amei a carta para você mesma. Fiquei imaginando o que diriam a mim mesma de 10 anos atrás, e TANTA coisa vem à cabeça.
    Os sonhos nem sempre se concretizam, mas no final das contas as coisas vão tomando formas inimagináveis e tão belas, apesar das frustrações, que vale a pena cada detalhe.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olha que legal se tivesse uma maquina tipo DE VOLTA PARA O FUTURO, quando lermos a carta, tudo seria muito melhor, parabéns pela ideia Mari, muito boa

    ResponderExcluir
  3. Amei sua cartinha, adorei a forma como você escreveu e me identifiquei bastante com quase tudo. :)
    Beijo

    ResponderExcluir

Mariany Gomes © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.