24 janeiro 2013

O verde do jardim do vizinho

Imagem: WeHeartIt

Todo mundo já sonhou ou sonha em morar na cidade vizinha, em outro estado, outro continente. O desejo de viver aquilo somente visto nos filmes, livros, blogs e contas de instagram, não sai de nossas cabecinhas sonhadoras. É que nesse lugar que só vemos por fotos e ouvimos falar, nada é muito real e a gente adora uma utopia.

 Quando eu era bem mais nova, achava os EUA a melhor coisa já inventada depois do camarão. Queria muito morar lá e sonhava com o dia em que arrumaria minhas malas e subiria num avião rumo a terra do tio Sam. O tempo passou e a vontade também. Amadureci, comecei ler mais, me informar mais e o sonho americano foi ficando cada vez mais chato e sem sentido. As comédias adolescentes que eu assistia ficaram sem graça e as ''rainhas do baile'' me davam vontade de vomitar. A América se foi e chegou a vez da Europa. Quanto mais eu via e conhecia as coisas de lá, mas me dava vontade de jogar tudo pro alto e correr daqui.

 Tô de férias em São Paulo (no estado, não na cidade) e tive a oportunidade de conhecer o mínimo da capital, o suficiente pra querer vir correndo pra cá. Dei uma volta na Paulista, uma passeada no Ibirapuera e POW!, como eu não conheci essa maravilha antes? É tipo, minha cara, super urbana, super movimentada, super linda. Quero me mudar pra essa cidade o mais rápido possível!

 Bom, enquanto eu estava nas nuvens com o que não é Rio de Janeiro, mas é uma wonderful city, conversava com um amigo que mora por lá. Falávamos sobre o quão linda e versátil São Paulo é, sobre todas as possibilidades que ela oferece e chegamos a conclusão que é uma cidade ótima, mas somente pra quem pode aproveitá-la.

 Eu e meu sonho de morar aqui não percebemos que São Paulo é uma cidade para alguns, não para todos. Lá do meu confortável sofá em Recife, eu só via a São Paulo violenta, vítima dos programas sensacionalistas. Quando conheci a glamourosa cidade por trás da violência, me apaixonei, mas não me dei conta de que eu não poderia viver nesse glamour, talvez na violência sensacionalista. Essa maravilha que eu vi não é pra mim, eu não posso pagar por São Paulo. Talvez, se algum dia eu puder vir de vez, muito provavelmente não será pra me instalar numa varanda com vista para o Ibirapuera.

 E aí eu comecei a pensar sobre como a gente vê o jardim do vizinho mais verde e o quanto isso não é verdade. Recife não é lá grande coisa pra mim que sou uma suburbanazinha sem eira nem beira, mas pra quem mora a beira mar de Boa Viagem, deve ser a melhor cidade do mundo. A mesma coisa é São Paulo. Ela oferece um leque de opções, mas será que todo mundo pode ter acesso a tudo o que há de bom? Será que visitar é o mesmo que residir?

 Uma amiga minha está morando na Alemanha e, enquanto eu morro de vontade de ir, ela não vê a hora de voltar. Diz que o clima é péssimo, as pessoas são frias demais, não consegue aprender a língua, não se adapta a falta de calor humano, etc., etc., etc. Ela queria muito morar lá, porque foi coberta por uma onda midiática que a fez acreditar que aquele era um lugar muito melhor pra se viver. No entanto, frustrou-se. 

Enfim... O meu sonho de morar em São Paulo ainda não afundou com o Titanic, mas depois dessas reflexões acho que estou mais cautelosa. Afinal, o melhor lugar pra se instalar é no canto mais acolhedor possível, seja aqui ou na China.

9 comentários:

  1. não faço parte desse grupo de pessoas que sonha em sair do lugar onde nasceu/mora pra ir viver em outro estado/país. Sempre gostei de onde eu moro pois é tranquila como eu sou. Quando fica movimentado aí é que a coisa pega. Tenho vontade de me isolar. rs

    mas sim, acho que muita gente tem esse sonho e que boa parte dessa gente tem essa ilusão da grama mais verde. E não, visitar não é morar... Você só vê diferente quando passa por uma situação diferente.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!

    Eu nunca fui muito de querer morar em outra cidade, ao contrário dos meus amigos e colegas que a vida inteira diziam querer sumir de São Joaquim assim que pudessem. Sou de uma cidade bastante pequena no interior de SP, quase na divisa com MG. Eu adoro, mas é claro que conheço seus defeitos e desvantagens muito bem. Mas sempre tive essa noção de que toda cidade, estado e país têm defeitos e desvantagens. Hoje, praticamente moro em duas cidades diferentes. Faço faculdade em São Carlos (também interior de SP), que não é muito perto da minha cidade natal, então tenho que morar lá. Mas vivo na estrada por conta dos meus pais (principalmente do meu pai) que sentem falta de mim e sempre me pedem para vir vê-los.

    Nunca sonhei em morar em São Carlos, ao contrário de muitos dos meus novos amigos, que já amavam a cidade desde sempre. Eu só conheci São Carlos depois de passar no vestibular. Foi por acaso: o curso que eu queria, na faculdade que eu queria, estava lá. Hoje, sou apaixonada pela cidade e adoraria continuar lá.

    Ainda assim, nutro a vontade de um dia morar no Rio de Janeiro. Sei que minha ideia do Rio é muito romantizada e que só me daria bem lá se tivesse bastante dinheiro (o mesmo caso seu com SP). Mas acho que não faz mal sonhar. Também sonho em morar em NY. Outra visão muito romântica da minha parte, mas novamente não vejo mal em sonhar. Quanto a Sampa, acho uma cidade fantástica para se visitar e adoraria ir lá mais vezes. Mas não gostaria de morar lá. O tamanho da cidade me intimida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito com o que vc fala, mas acredito que as coisas estão mudando aos poucos.. As vezes você vai em um cinema assim tipo classe média mesmo, e se depara com pessoas "visivelmente" mais carentes (sem ser preconceituosa, pelo contrário, acho isso mto bom) que frequentam o mesmo ambiente dos que tem mais dinheiro, simplesmente porque eles podem. Isso é algo bom aqui em SP, as classes sociais estão se igualando, meninos da favela tem IPhone e correm no Ibirapuera no FDS. Tudo é questão de visão. Quanto a moradia, infelizmente os bairros "centrais", como nas regiões perto da Paulista por exemplo é só para quem tem muito dinheiro mesmo, pois são caros. A opção pra quem vem morar em SP é buscar moradia nos bairros mais afastados.

    Mas quanto a aproveitar o que SP tem de bom, desde que vc tenha um dinheiro para gastar com entretenimento, vc pode sim. E tb tem sempre descontos e coisas bacanas e gratuitas pra se fazer aqui!

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu sou uma exceção à essa regra, sabe? Sonho em CONHECER muitos lugares e sou absolutamente fascinada por alguns países da Europa. Mas morar? Gente, morar mesmo só na minha casa, dormindo na minha cama e comendo a comida da minha cidade onde tem os meus restaurantes favoritos. Amo São Paulo, muito mesmo, mas viajar pra lá me deixa exausta, de tão longe que as coisas são, do tanto que você tem que andar, mesmo que use o metrô, só pra ir de um lugar ao outro. Enquanto aqui eu posso simplesmente pegar meu carro que dá pra ir pra todo lugar. Troco isso por lugar nenhum.
    Mas, tirando isso, concordo muito com o que você fala quando diz que sempre achamos a grama do vizinho mais verde. Só Deus sabe o quanto venho batalhando para deixar de ser assim, porque, cara, ser assim é uma merda.
    Beijos.

    ps.: te achei na Revista 21, vamos participar do book tour de As vantagens de ser invisível :)

    ResponderExcluir
  5. Devemos sempre agradecer pelo o que já temos.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou muito feliz de morar onde moro. Quero conhecer Sampa, Nova York, Paris, Barcelona e mais um monte de lugar. Não posso dizer que nunca vou mudar de ideia, a vida dirá. ;)

    ResponderExcluir
  7. Passei a vida com um casa sério de amor à distância pela capital mineira, eu no interior de Minas e minha vontade de crescer em Belo Horizonte. Até que, vim pra cá e me apaixonei ainda mais por esse lugarzinho. Mas vivo em dúvidas se gosto daqui, ou se gosto da minha vida aqui, que acabam sendo diferentes.
    Acontece que ainda quero conhecer mil lugares, viajar bastante, conhecer outras línguas, mas sempre tendo a certeza de que meu lugar aconchegante - lar doce lar - está bem ali, me esperando com uma cama quentinha. hahaha

    Beijo querida!
    Obrigada pelo carinho lá no pratododia viu? Adorei teu comentário. ;)

    ResponderExcluir
  8. Lindooooooooooo, muito show seu blogger, parabéns .

    http://lagrimasdeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Mariany Gomes © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.