Meme Literário - Dias 17, 18, 19, 20 e 21

by - outubro 21, 2012




17. Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.

Acho que o propósito da literatura é tornar as pessoas melhores do que são. Entreter, educar, ampliar horizontes são só uma gota de tudo que ela é capaz. E que bom que a literatura virou ''modinha'', assim temos mais pessoas melhores (hã?). Mas que péssimo que as pessoas tratam a literatura como sinônimo de status e isso causa uma certa competição: todo mundo quer ler 100 livros em 2 horas, todo mundo tem urgência em postar no Facebook que tá lendo determinado livro, todo mundo tem vergonha de admitir que não anda lendo nem outdoor. Todo mundo esquece que literatura é qualidade, não quantidade.


18 .Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Infelizmente a gente mora num país onde literatura não é acessível para todos, devido ao alto custo dos livros impressos, mas mesmo assim ainda os prefiro. E-book é lido de uma tela luminosa que causa cansaço e sono, sem contar que agride pra caramba a visão. E, além do mais, não há nada que eu goste mais do que cheiro de livro. E-book não tem cheiro.


19.O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Sinceramente eu acho que isso é coisa de gente preconceituosa. Claro que eu não acho que uma pessoa deve passar a vida lendo Meg Cabot, às veze é necessário conteúdo além dos contos de fadas consumistas.  Mas julgar alguém de mais ou menos inteligente por isso, é preconceito na certa. Cada um deve ler o que mais gosta e retirar o melhor da história, que não é ter o cartão de crédito da Becky Bloom. O gênero literário que menos gosto é o ''auto-ajuda'', simplesmente porque eu acho que é teoria demais e parecem xerox uns dos outros. Pode prestar atenção, todos dizem pra você seguir o seu coração, comprar uma casinha embaixo da ponte, porque a vida glamourosa não traz felicidade, blá, blá, blá. Zzzzzz....


20.Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.

A hora da estrela (Clarice Lispector) - É quase um auto-retrato.
Melancia (Marian Keyes) - Por toda a graça do querido Adan.
Eu sei que vou te amar  (Arnaldo Jabor) - Porque o amor se reinventa.  


21.Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.

Macabéa (A hora da estrela)  -  Jovem franzina que viva sempre a margem de si mesma. Nunca se deu conta de quem era , mas morreu como uma estrela.
Adam (Melancia) - Quando a gente acha que não existe mais cavalheiros, eis que aparece Adam.
O Pequeno Príncipe (O Pequeno Príncipe) -  Personagem mais cativante não há.





You May Also Like

1 comentários

  1. A literatura tem objetivos vários. Educar, fazer crescer, instruir para ampliar, viajar... Um livro pode ser julgado por seu conteúdo, mas nunca proibido. Existe liberdade nos livros. A nossa expressão está ali.
    E sim, o Pequeno Príncipe é muito cativante.
    Abraços.

    ResponderExcluir