07 agosto 2012

Blogs de moda: Há algo de podre nisso tudo.

Imagem: We Heart It


Mas sinceramente, não faço a minima questão de ser blogueira se isso significa ser it girl e não quero mais que ninguém saiba que blush eu uso ou onde finjo que compro minhas roupas.

Jana Rosa

Dia desses, passeando pelo site Youpix, deparei-me com este vídeo aqui. Logo nos primeiros minutos, um dos entrevistados concebe uma informação interessantíssima, pelo menos pra mim. O cara diz o seguinte: ‘Os blogs de moda democratizaram o assunto moda’.

Quem é bom entendedor, perceberá que a frase mudará completamente se substituirmos ‘o assunto’, por simplesmente ‘a’. Vocês se dão conta do quão feliz o cara foi em seu comentário? Se tiverem a mesma veia crítica-chata que eu, a resposta é sim. Um simples ajuste na frase me fez pensar mil vezes sobre o assunto e em querer compartilhar esses devaneios com vocês.

Já acompanho blogs de moda há algum tempo e sempre me pego questionando sobre a veracidade de suas informações, o modo (contraditório) como as blogueiras escrevem, os produtos e marcas expostos e sempre chego a conclusão de que moda é muito legal, mas não é para mim. Não sou de toda ignorância, minha gente, entendo perfeitamente que o exposto por lá nos serve, na maioria das vezes, somente de inspiração. Não podemos pagar R$ 5.000,00 numa bolsa Louis Vuitton (se você pode, parabéns), mas numa similar (cof, cof) de R$ 50,00 na Marisa, todo mundo pode. Eu entendo, só não concordo. Isso por que estou totalmente de acordo com a frase do nosso amigo do vídeo, fala-se de moda aos quatro cantos, mas os blogs dedicados ao assunto restringem a moda à uma bolha utópica.

Talvez as blogueiras não tivessem ideia de que poderiam atingir um nicho muito grande, da patroa a empregada. Se o objetivo é democratizar a moda, e não somente o assunto moda, elas falham insistentemente. Chega a ser um insulto postar somente peles e sapatos Louboutin num blog que será visto por pessoas de todas as classes sociais, que pretendem aderir ao movimento, mas se sentem constrangidas por não poderem pagar o que ali está exposto.

Muitas delas alegam que investem pesado numa roupa/sapato/cosmético porque prezam a qualidade do item. Isso é ótimo e eu não tiro a razão delas. Mas vocês acham mesmo que alguém que recebe um salário mínimo por mês pode investir tudo num blazer Zara, num salto Marc Jacobs ou numa base MAC? E acham mesmo que esta mesma pessoa não pode se vestir como a moda dita?

Critico o exposto em vários blogs de moda, pois eles falham muito no que se propuseram a fazer (Se é que se propuseram a fazer, mas vamos considerar essa hipótese.). Não democratizam a moda, são extremamente contraditórios em seu posts e ainda desrespeitam os leitores, fazendo-nos cair na conversinha de que tudo aquilo não é uma grande farsa que lucra horrores as nossas custas, pobres bobocas. Forçam-nos a acreditar que não somos boas/ricas/bonitas o suficiente para o mundo mágico da moda. Ou pior, forçam-nos a acreditar que aquilo é uma verdade absoluta e que nós precisamos nos adequar, custe o que custar, àquele mundinho irreal.

Blogs de moda não democratizaram a moda. Burlaram-nos, estampando uma grande propaganda enganosa intitulada ‘moda para todos’, mas ainda a guardam num minúsculo monopólio, onde a chave de entrada é privilégio para poucos.



- Não estou criticando quem usa marcas caras, que fique claro. Não estou dizendo que você é um idiota por acompanhar estes blogs (eu acompanho vários e não me sinto uma idiota por isso), que fique claríssimo.Não estou afirmando que blogs de moda são péssimos e deveriam ser extintos, por obséquio, saibam interpretar o texto. 

7 comentários:

  1. Concordo contigo. Não entendo o porquê de uma pessoa fazer um blog de moda onde nas primeiras postagens a pessoa diz querer fazer um blog acessível e logo depois posta looks e makes com produtos carérrimos em que o salário da minha mãe mal dá. A blogosfera não é feita de ricos, e mesmo que fosse, não tem necessidade de tamanho luxo só por questão de "nome". Mas, fazer o quê se a blogosfera de hoje só quer saber de público, parcerias, look do dia e dinheiro, e não o acesso e posts úteis para todos.

    ResponderExcluir
  2. Blogs de moda deixaram de ser algo útil,leio todos os dias, acabou fazendo parte da minha rotina, gosto de algumas blogueiras, pela honestidade e simplicidade que tocam seus blogs, outras estão aí vendendo coisa que nem elas entendem muito, o blog de moda é a nova tendência, felizmente ou infelizmente, vai entender.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Hey, primeiro amei o novo blog, o visual todo dele, tá tudo lindo *O* Enfim estreastes ele o/
    Em relação ao post, concordo até com sua opinião, mas nunca fui de acompanhar blogs de moda, sou apaixonada pelo assunto, mas de uma forma totalmente diferente eu acho, não me interesso em saber qual maquiagem é a melhor para usar, nem a tendência da vez, gosto da moda mais íntima, artística, no que se trata de estilos pessoais, não o que todo mundo vê e expõe por aí. Eu já vi muito isso na TV de estilistas e pessoas que sabem do assunto dizerem que os blogs de moda a democratizam, mas lendo sobre os blogs grandes que postam sobre isso, não são nada democráticos mesmo, eu mesma acho caríssimo gastar 30 reais em um blush '-' rs
    Outra coisa irritante é ver vários, mas vários blogs abordando o mesmo assunto de Moda, um blog grande posta sobre tal tendência e 02837243465433 de blogs vão postar sobre a mesma coisa, é chato :X

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  4. Não costumo acompanhar blogs de moda, raramente leio, pois não tenho "saco" para saber qual a febre do verão, ou qual dos 25670000 tons de vermelho vai combinar mais com a hora intermediária entre o crepúsculo e a possível aurora boreal. Mas posso dizer, pelo pouco que leio deste assunto, que há blogs simplesmente horríveis, seja na soberba (escrevem como se todas as mulheres da face da Terra tivessem condições financeiras análogas à do Bill Gates), seja na semelhança escandalosa de posts (blogs clones?)como você destacou muito bem em seu post,sem citar outros aspectos para não me alongar muito.
    Ainda bem que há ótimos blogs também! A internet é um vasto campo em que a tarefa de separar joio do trigo chega a ser exaustiva,mas ainda acredito que compensa.
    Parabéns pelo blog e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acho que os blogs de moda copiam uns aos outros e também as revistas de moda. A moda serve apenas dar um tino para as pessoas de como se vestir, mas não podemos usar de toda a sua instrução para não perdermos a nossa essência. Quem segue modinha não tem personalidade. Beijo

    ResponderExcluir
  6. Gosto de moda. Mas não desses blogs, prefiro blogs de estilo, de quem ousa, improvisa, economiza, enfim, gente de verdade, sem aquela cortina de manipulação midiática :D

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou fazendo uma pesquisa de campo para o curso de Nutrição. Preciso de pessoas que respondam um questionário sobre atitudes alimentares. O teste é online e envio o resultado por e-mail para quem responder. É só acessar este link:

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dEF1eG5VczFZdlA1VTNwVUtGc191aEE6MA

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Mariany Gomes © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.